segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Mundo da Robótica

A robótica é uma tecnologia que engloba a tecnologia mecânica e a electrónica, esta tecnologia tem conquistado mundialmente milhares de pessoas ao longo dos tempos.
Um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, electromecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autónoma, pré-programados, ou através do controle humano.
Um famoso escritor de ficção científica, Isaac Asimov, publicou num dos seus livros sobre Robôs três leis, que segundo ele, são características dos robôs:

1 - Um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por omissão,permitir que algum mal lhe aconteça.

2 -Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos,excepto quando estas contrariarem a Primeira lei.

3- Um robô deve proteger a sua aparência física, desde que, não contrarie a Primeira e a Segunda leis.

Até há bem pouco tempo a robótica, para a maioria das pessoas, apontava exclusivamente para o “mundo” industrial, hoje em dia, a robótica já substitui os membros em falta ou com deficiência dos seres humanos ou simplesmente substituem o seres humanos (como por exemplo nas tarefas domésticas).
Como já foi indicado, hoje é possível comprar um aspirador robótico ou mesmo um cão-robô para ser companheiro em casa. A robótica está cada vez mais acessível a um maior número de pessoas.
Estima-se que futuramente tudo será feito através da robotização, apesar de os robôs serem apenas máquinas que são programados para cumprirem determinadas tarefas. Esta tecnologia,é adoptada por muitas indústrias, devido ao facto dos robôs fazerem tudo o que lhes “mandam” sem se cansarem, a indústria tem tido êxito porque aumenta a produtividade e redução de custos devido à diminuição de empregados.
A ideia de se construir robôs começou com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. Actualmente, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem tornar-se realidade do homem actual.
Porém, há um ponto negativo nisto tudo, ao mesmo tempo que a robótica beneficia as empresas diminuindo gastos e aumentando a produtividade, a robótica cria o desemprego, não devido a crises económicas, mas sim pela substituição do trabalho humano por máquinas.
Há depois também alguns ramos da robótica que causam impactos sociais positivos, por exemplo os robôs bombeiros, que em vez de substituirem o Homem, ajudam-no. Hoje em dia, há até corridas e campeonatos diversos entre robôs, ou seja, o robô acaba por ser também utilizado como um "brinquedo".

Texto retirado e adaptado de: www.Wikipédia.org.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário