sábado, 2 de maio de 2009

Tecnologia - Breve História

A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade.
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda
, são meios simples para a conversão de materiais brutos e naturais em produtos úteis.
A descoberta do fogo foi crucial na evolução da tecnologia. A madeira e o carvão estão entre os primeiros materiais usados como combustivel. A madeira, a argila e a rocha (tal como o calcário) estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo, para fazer as armas, cerâmica, tijolos e cimento, entre outros materiais. As melhorias continuaram com a fornalha, que permitiu a habilidade de derreter e forjar o metal (tal como o cobre, 8000 a.C.), e eventualmente a descoberta das ligas, tais como o bronze (4ooo a.C.). Os primeiros usos do ferro e do aço datam de 1400 a.C.
. Estes recursos fizeram com que a ambição das populações aumentasse e que quisessem cada vez evoluir mais.
As tecnologias mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso (400 a.C.) e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor eléctrico, o motor a jato, entre muitos outros. A maior parte das novidades tecnológicas costumam ser primeiramente empregadas na engenharia, na medicina, na informática e no ramo militar, daí dizer-se que a tecnologia é, de uma forma geral, um encontro entre a ciência e a engenharia.




Sem comentários:

Enviar um comentário