segunda-feira, 1 de junho de 2009

Balão de ar quente

O balão é um objecto inventado pelo Homem, este inventou-o com a finalidade de transportar pessoas e utensílios.

O balão possuí uma lona que protege uma pequena quantidade de ar quente (através de uma pequena chama controlada) ou uma outra substância mais leve que o ar.

Há três tipos principais de balões:

  • Balões de ar quente: obtém o seu poder de flutuação através do aquecimento do ar em temperaturas ambiente. Estes são os tipos de balões mais comuns actualmente.
  • Balão a gás: são balões enchidos com um gás não aquecido tal como: Hidrogénio , o Hélio, o amónia, o gás a carvão, etc
  • Balões de Rozier: utilizam ambos gases aquecidos e não aquecidos para subir. O mais comum é o uso desse tipo de balões em recordes de voos a longa distância.

Breve história:
O primeiro a realizar experiências com um balão para que este se tornasse um meio de transporte foi o português Bartolomeu de Gusmão, também conhecido como o "Padre voador". Iniciou os seus estudos para este aparelho em 1708, tendo realizado demonstrações das suas invenções à família real. Diz-se que ele conseguiu voar num balão cerca de um quilómetro (desde o Castelo de S. Jorge até ao Terreiro do Paço em Lisboa), no entanto, não existem provas documentais sobre este facto. Apenas em 1783 foi documentado um balão capaz de transportar pessoas.

Hoje em dia andar de balão é quase como uma actividade de divertimento. Toda a gente sabe que o ar quente sobe, mas andar de balão é muito mais do que isso. É a sensação de subir aos céus sem sentir qualquer aceleração, é voar e escutar o silêncio, deixar-se levar pelo sabor do vento enquanto se contempla a paisagem que sob os nossos pés se apresenta.
Viajar num balão de ar quente é uma aventura aérea que certamente perdurará na memória deq quem experimenta esta aventura.

Texto retirado de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A3o

http://cabramontez.com/web/index.php?option=com_content&view=article&id=74&Itemid=72

Sem comentários:

Enviar um comentário