quinta-feira, 4 de junho de 2009

Satélite


O satélite é um instrumento da era moderna que nos permitiu e continua a permitir obter diversos serviços a nível mundial...

Diminui as distâncias entre os vários pontos do globo, é um auxiliar de investigação nas mais diversas áreas, permite difusão de imagens com som e dados, é o auxiliar para a navegação com o GPS, desde sempre que é um dos principais difusores da comunicação telefónica quer em voz quer em som e imagem, no fundo são verdadeiros "canivetes suiços das comunicações" a rodar à volta do nosso planeta que se iniciaram no dia 4 de Outubro de 1958.
Os satélites giram à volta da Terra em duas grandes formas: em órbita elíptica ou em órbita circular.

Como funciona um satélite colocado no espaço:

  1. Sistema de produção de energia : Esta parte do satélite é composta por dois sistemas complementares, as células fotovoltáicas dos painéis solares que fornecem a energia para o funcionamento do mesmo e, para quando o satélite não está iluminado pelo Sol, as baterias instaladas a bordo feitas de um material de elevado rendimento. Estas baterias possibilitam inúmeras cargas das baterias e sua utilização quando o satélite não tem alimentação das placas fotovoltáicas.
  2. Sistema de estabilização : Esta parte tem a seu cargo a garantia da estabilidade do posicionamento do satélite em relação à zona de cobertura na Terra que lhe foi atribuída, daí que tenha de existir um conjunto de sistemas de orientação que mantenham o satélite na posição desejada.
  3. Sistema de propulsão : Esta parte do sistema é utilizada nas manobras de posicionamento. Um satélite que vai ocupar uma posição geo-estacionária, ao ser colocado no espaço, não assume de imediato a posição circular definitiva. Faz primeiro algumas elipses à volta da Terra para depois ser colocado na sua posição definitiva pela acção do motor de apogeu. Depois de estar na sua órbita geo-estacionária o satélite não se mantem sempre estável no mesmo local devido a vários factores como o facto da Terra não ser totalmente redonda, ventos solares, as forças de atracção que a Lua exerce, etc. É pela quantidade de combustível propulsor que um satélite leva consigo que se determina a sua vida útil.
  4. Sistema de comunicações : Esta parte é constituída pelos dispositivos electrónicos e as antenas. O sistema de comunicações recebe os sinais vindos da Terra, amplifica-os alguns milhares de vezes e retransmite-os para Terra. Cada satélite tem repetidores que redistribuem o sinal recebido do centro de emissão de sinal de televisão ou rádio. Os componentes electrónicos do satélite recebem e encaminham o sinal para o repetidor correcto e este envia um sinal muito fraco que viaja no espaço no sentido descendente para ser recebido na Terra.


A Terra possuí dois movimentos:

- Movimento de Rotação: é processo pelo qual a Terra roda sobre o seu eixo, é daí que existe o dia e a noite pois há períodos dessa rotação em que certos pontos da Terra estão virados para o Sol (dia) enquanto os outros pontos ficam na penumbra criada pela própria Terra (noite);
- Movimento de Translaçã: é o movimento que faz para dar uma volta cujo eixo é o Sol onde são necessários sensivelmente 365 dias, sendo as estações do ano um reflexo da maior ou menor proximidade em relação ao Sol.

Texto retirado e adaptado do site:

http://www.luisfonseca.org/satprinc.html

Sem comentários:

Enviar um comentário