domingo, 7 de junho de 2009

O Disco de vinil, ou simplesmente Vinil ou ainda Long Play (abreviatura LP) foi criado no início da década de 1950 para a reprodução musical, que usava um material plástico chamado vinil.

Trata-se de um disco de material plástico, normalmente de cor preta, que regista informações de áudio, as quais podem ser reproduzidas através de um gira-discos. O disco de vinil possui micro-sulcos ou ranhuras em forma de espiral que conduzem a agulha do gira-discos da borda externa até o centro no sentido horário. Trata-se de uma gravação analógica, mecânica. Esses sulcos são microscópicos e fazem a agulha vibrar, essa vibração é transformada num sinal elétrico e por fim ampliado e transformado em som audível (música).


O vinil é um tipo de plástico muito delicado e qualquer arranhão pode comprometer a qualidade sonora. Os discos precisam de ser constantemente limpos e estar sempre livres de poeira, ser guardados sempre na posição vertical e dentro da sua capa e envelope de protecção. A poeira é o pior inimigo do vinil pois funciona como um abrasivo, danificando tanto o disco como a agulha.

Texto retirado e adaptado do site:

wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil

Sem comentários:

Enviar um comentário