segunda-feira, 8 de junho de 2009

O correio-electrónico (e-mail)


E-mail, correio-e (em Portugal, correio electrónico), ou ainda email, é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrónicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto nos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como naqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

O correio eletrónico é anterior ao surgimento da Internet.
O primeiro sistema de troca de mensagens entre computadores, que se conhece, foi criado em 1965 e possibilitava a comunicação entre os múltiplos usuários de um computador.
O sistema eletrónico de mensagens transformou-se rapidamente num "e-Mail em rede", permitindo que usuários situados em diferentes computadores trocassem mensagens. Também não é muito claro qual foi o primeiro sistema que suportou o e-Mail em rede. O sistema AUTODIN, em 1966, parece ter sido o primeiro a permitir que mensagens eletrónicas fossem transferidas entre computadores diferentes, mas é possível que o sistema SAGE tivesse a mesma funcionalidade algum tempo antes.
A rede de computadores ARPANET fez uma grande contribuição para a evolução do e-Mail. Existe um relato que indica a transferência de mensagens eletrónicas entre diferentes sistemas situados nesta rede logo após a sua criação, em 1969. O programador Ray Tomlinson iniciou o uso do sinal @ para separar os nomes do usuário e da máquina no endereço de correio eletrônico em 1971. Considerar que ele foi o "inventor" do e-Mail é um exagero, apesar da importância dos seus programas de email: SNDMSG e READMAIL.

A primeira mensagem enviada por Ray Tomlinson não foi preservada; era uma mensagem a anunciar a disponibilidade de um e-Mail em rede. A ARPANET aumentou significativamente a popularidade do correio eletrónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário